O quotidiano da família real no século XIX

27-01-2012 09:30

 

 

O quotidiano da família real no século XIX

Na sala do Despacho do Palácio da Ajuda, o rei D. Luís concedia audiências diárias, geralmente da parte da tarde. Aqui dava despacho aos documentos oficiais; reunia o Conselho de Estado; recebia ministros, altas individualidades e quem o desejava cumprimentar.

Nas grandes recepções oferecidas no Paço da Ajuda, o Beija-Mão era uma das cerimónias mais importantes, em que as damas da Corte, os membros do corpo diplomático, os ministros, os prelados, os magistrados, os fidalgos, iam apresentar as suas homenagens à Realeza.

Nos dias de grande chuva, a família real costumava reunir-se, após as refeições, na Sala Azul do Palácio, onde o rei contava às vezes, pormenores interessantes das suas viagens.

A música era uma das distracções preferidas da família real, que na Sala da Música participava em serões musicais com os seus convidados e, por vezes, com artistas conhecidos. A música constituía um divertimento quotidiano na Corte. Nas temporadas de ópera a família real não perdia a oportunidade de ir todas as noites a São Carlos.

Adaptado de No Tempo Real,
Colecção de Relógios do Paço da Ajuda - Guia de Exposição
.