Desenvolvimento da agricultura – século XVIII- XIX

27-01-2012 09:28

Desenvolvimento da agricultura – século XVIII- XIX

 

 

         “No Portugal do século XIX regista-se uma atenção particular relativamente ao sector agrícola. É então o tempo da reconversão da economia nacional. A partir de 1850 dá-se um grande passo no progresso agrícola português, tendo sido criado nesse ano o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria.

         Em 1855 são adquiridas máquinas agrícolas na Exposição Universal de Paris e, em 1858, ver-se-iam generalizadas as máquinas de ceifar. De forma a fazer recair a atenção das pessoas para o mundo agrícola, são constituídas diversas sociedades agrícolas e procede-se à organização de exposições e congressos sobre a agricultura. É também da segunda metade do século XIX, a introdução de novos instrumentos agrícolas, como a charrua inglesa, o semeador ou ainda a grade triangular. Entre as inovações da época destaca-se a debulha mecânica a vapor, que é o símbolo do progresso neste campo. Ao mesmo tempo começa-se a utilizar sementes seleccionadas e a completar a adubação tradicional com adubos químicos.

         Contudo, se é só a partir de 1850 que ocorre um movimento de modernização da agricultura portuguesa, antes, verifica-se já uma melhoria da produtividade. É nesta altura que se dá a expansão do cultivo do arroz e da barata. Assim, estes dois produtos passam agora a fazer parte da alimentação dos mais pobres. Nas regiões do Norte e Nordeste, a batata substituiu o nabo e a castanha na alimentação. É também neste período que se assiste à expansão da cortiça, com outras culturas tradicionais (trigo, vinha, legumes, frutas) a conhecerem expansão idêntica.

 

Gabriel Jorge Andrade Cota, Roteiro dos Conteúdos Programáticos da Disciplina de História de Portugal