A censura na Ditadura

27-01-2012 09:22





Clique para ampliar.
 
Do boletim confidencial dactilografado da Direcção Geral dos Serviços de Censura à Imprensa - Boletim Diário de Registo e Justificação dos Cortes. Via Abrupto.
A primeira fotografia mostra alguns carimbos da censura. Pertence, como refere, à  Galeria Virtual da Censura.  As restantes quatro imagens são alguns exemplos de artigos de jornal visados pelos serviços de censura.
Para convencer os portugueses de que "Portugal é um país de brandos costumes", Salazar mandava censurar, não só as políticas oposicionistas, mas também crimes e referências, mesmo que leves, a sexualidade e erotismo. Assim, quem lia os jornais ficava com essa ideia de que Portugal era uma espécie de paraíso na Terra, um país de "bons cristãos".

 

 

 

A censura televisiva na Ditadura

        "Ao longo dos cerca de 17 anos de estreitas relações entre o salazarismo, o caetanismo e a RTP, a televisão revelou-se inquestionavelmente um aparelho - técnico e discursivo - e um instrumento, determinante para a legitimação e a longevidade da ditadura. E curiosamente a RTP foi mais marcadamente instrumentalizada por Marcello Caetano do que por Salazar. (...)

       A censura foi um modelo repressivo e normativo essencial e determinante na manutenção do regime e do seu aparelho. Para além disso, os telejornais eram submetidos a uma outra fiscalização (...), isto é, obedeciam a regras de produção e selecção extremamente rigorosas, e os seus responsáveis tanto no caso da rádio como da televisão, deveriam antecipar-se a qualquer intervenção da Direcção dos Serviços de Censura.

 

Adaptado História, ano XIX, nº 29, Março 1997.